Quem é MacGuffin?!

Minha foto
Floripa, Santa Catarina, Brazil
MacGuffin, um apaixonado por cinema que produz camisetas inspiradas em cinema e cultura pop.O conceito escolhido para a criação é o de imagens monocromáticas, e em uma segunda etapa quando a arte e a idéia precisar, com visual e cores psicodélicas, tudo isso deixando a imagem do filme falar por ele,podendo ter também uma frase do filme ou com relevânçia na imagem.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Você sabe o que é um MacGuffin??

Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock foi um gênio do cinema, cineasta habilidoso com a câmera, diretor de filmes mudos, em preto-e-branco e coloridos. Poderíamos até dizer que o gênero suspense foi reinventado por ele, um excelente contador de histórias, capaz de segurar a mais descrente platéia até o final, com narrativas e enredos mirabolantes. Entre suas inúmeras colaborações para o cinema, ele é o pai do MacGuffin. Você não sabe o que é um MacGuffin?

Um
MacGuffin é um objeto que não têm a menor importância para quem assiste ao filme, mas pode ser imprescindível para a personagem da trama. Quer um exemplo? O dinheiro que a personagem de Janet Leigh toma para si, em Psicose, é importante para ela, mas não faz a menor diferença na história, que segue focada no mistério do Motel Bates. O termo criado por Hithcock é um exercício narrativo.

O que é o Rosebud de Cidadão Kane? O que há dentro da arca que Indiana Jones encontra em Os Caçadores da Arca Perdida? O que contêm a mala carregada por Samuel L. Jackson em Pulp Fiction? O que continha na caixa da Fedex que Tom Hanks não abre em o Náufrago? O suspense colocado nestes objetos empurram a trama adiante, assim como o Pé de Coelho buscado por Ethan Hunt (
Tom Cruise) em Missão Impossível III.

Atualmente nos cinemas, podemos assistir a um bom exemplo de
MacGuffin com a mala recheada com dois milhões de dólares no filme Onde os fracos não têm vez, dos irmãos Coen, um dos grandes indicados nas premiações deste ano e que usa o artifício com perfeição. Nem sempre tudo pede uma explicação e muitas vezes, a vontade de criar respostas para tudo, acaba com o mito de um bom MacGuffin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário